março2016

Ação de formação em Suporte Básico de Vida

Realizou-se na escola nos dias 23 de Fevereiro e dia 1 de Março, da parte da tarde, uma palestra sobre Suporte Básico de Vida, realizada pela Enfermeira Sónia Pereira. Cada palestra teve a duração de 50 minutos, tendo sido o público-alvo da formação os alunos de todas as turmas do 9ºano, e ainda os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. A formação baseou-se em duas partes, a primeira baseada na componente teórica e a segunda na componente prática, onde se pretendia que os alunos adquirissem conhecimentos de como atuar em situações de emergência, nomeadamente, em situações de paragem cárdio – respiratória, e que posteriormente as conseguissem aplicar em situações práticas.
Ao longo da formação foi explicado aos alunos quais os diferentes parâmetros a avaliar numa vítima em paragem cárdio - respiratória, bem como se deve realizar de forma correta uma chamada de emergência para o 112. Foi ainda explicado como se realiza e qual a importância de colocar as vítimas em posição lateral de segurança, caso se justifique.

De seguida passamos para a parte prática, onde foram escolhidos alunos aleatoriamente, ou alunos que se voluntariaram, tendo sido colocados possíveis cenários e situações em que o objetivo era os alunos dizerem e demostrarem como atuariam nessas situações, de forma a poderem aplicar na prática o que tinham aprendido durante a sessão.

A sessão decorreu dentro dos objetivos estipulados, sendo uma mais valia para os alunos, uma vez que os dotou de conhecimentos fundamentais que podem ser necessários aplicar em qualquer momentos das suas vidas. O tema em si também os cativou, uma vez que se trata de informações necessárias para podermos salvar vidas, bem como o fato de ser um tema prático e atual.

O principal objetivo era os alunos ficaram a perceber qual a importância do suporte básico de vida para salvarmos vidas, tendo sido o mesmo alcançado, e acima de tudo sensibilizá-los de que todos podemos agir e salvar vidas apenas com gestos simples.