março2016

Visita de Estudo do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde ao INEM e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação

Realizou-se no passado dia 4 de Março, uma visita de estudo ao INEM e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, no Porto, onde participaram os alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde. Os alunos foram acompanhados pela Enfermeira Sónia Pereira e pela professora Arménia Lopes.
Durante a manhã os alunos conheceram as instalações do INEM, onde começaram por assistir a uma palestra dada por um Enfermeiro da instituição, com a duração de 45minutos. Nesta palestra foram abordados temas relacionados com a importância do INEM na prestação de serviços de saúde no pré hospitalar, bem como os diversos organismos que estão diretamente ligados ao INEM, quais os diferentes tipos de viaturas que estes têm ao seu dispor e a forma como estas são acionadas. Foi referido também a importância de não serem feitas chamadas falsas para o número 112, porque podem por em causa o socorro de outras pessoas. Os alunos puderam ainda visualizar um pequeno filme onde foram abordadas todas estas questões. De seguida os alunos colocaram todas as suas dúvidas, que foram debatidas e esclarecidas em diálogo aberto entre todos. De seguida o Enfermeiro da instituição levou nos em visita guiada pela mesma dando nos a conhecer o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), bem como a sua função, elementos que o compõem e a sua importância no envio de meios e prestação de socorro. De seguida os alunos visitaram os veículos de emergência que o INEM tem ao seu dispor, desde diferentes ambulâncias, motos, carro de emergência, onde lhes foi explicado qual a sua função e diferentes materiais com que estavam equipadas. Por fim foi distribuído pelos alunos panfletos com algumas informações e deu-se por finalizada a visita á instituição.

Na parte da tarde, após o almoço, os alunos rumaram até ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, onde foram recebidos pela Dr.ª Conceição Araújo Em seguida os alunos e os professores foram assistir a uma palestra com a duração de 45minutos. Nessa palestra foram explicados quais os constituintes do sangue, as suas características e funções no nosso organismo, quais os requisitos para ser dador de sangue, qual o percurso que o dador faz aquando da sua chegada á instituição para doar a dádiva de sangue, bem como os cuidados que deve ter após esta. Foi ainda explicado aos alunos qual o processo de acomodação do sangue na instituição bem como a sua utilização e destino a nível hospitalar na região norte do país. Os alunos poderem ainda visualizar um pequeno filme onde foram abordadas todas estas questões. De seguida os alunos puderam colocar todas as suas dúvidas, que foram debatidas e esclarecidas em diálogo aberto entre todos.
De seguida a técnica da instituição levou nos em visita guiada pela instituição, assim começamos pela receção aonde os dadores de sangue se dirigem e preenchem um questionário, de seguidos podemos observar a sala de enfermagem onde é possível aos dadores responderem a algumas questões e esclareceram algumas dúvidas, uma vez que estes têm que cumprir determinados requisitos para poderem ser dadores de sangue. De seguida puderam observar um dador de sangue a doar a sua dádiva, em que a enfermeira que realizava o processo explicou devidamente o que estava a fazer e quais os cuidados a ter.
Pelas 17h00 iniciou-se o percurso de regresso a Amarante, onde o grupo mostrou a boa disposição presente em toda visita. A chegada à escola deu-se pelas 18h00.
Considero que a visita decorrer dentro do esperado, sendo um momento de aprendizagem prática para os alunos, bem como, de convívio entre os mesmos.