Estrutura e Organização Pedagógica e Administrativa

 

Conselho Geral

O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica, responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da Escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa.

 

É composto por sete representantes do pessoal docente; dois representantes do pessoal não docente; quatro representantes dos pais e encarregados de educação; dois representantes dos alunos, do Ensino Secundário; três representantes do município; três representantes da comunidade local, designadamente de instituições, organizações e atividades de caráter económico,social, cultural e científico; pelo Diretor que participa nas reuniões do Conselho Geral, sem direito a voto.

 


Representantes do pessoal
Docente

Maria Julieta Coelho Pereira Freitas- Presidente

Alfredo Agostinho Oliveira Pinheiro

Ana Joaquina Azevedo Ribeiro

Ana Paula Neto de Carvalho

Maria Alice Pereira Guilherme

Olga Pereira Macedo Soares Amor

Pedro Jacinto Oliveira Carvalho

Representantes do pessoal
Não Docente

Jorge Humberto Machado

Mª do Carmo Martins L.C. Pereira

Pais
e Encarregados de Educação

Francisco José Miranda Macedo Coutinho

Amélia Maria Gomes Oliveira

José Serafim Azevedo Files

Sofia Helena Rodrigues Gil Zabumba

Representantes
dos alunos

Sandra Pinto Pereira

Luís Pedro de Sousa Barros

Representantes da
Autarquia

Joaquim António Pinheiro

José Sidónio Oliveira Fonseca Vasconcelos

Lucinda Silva Fonseca Moreira

Representantes
da Comunidade Local

Adelmo Vasconcelos Guimarães

Maria Raquel Granja Oliveira

Paula Alexandra Ribeirinha Nunes Freitas

Diretor

Fernando Fernandes Sampaio

 

 

Diretor

O Diretor é o órgão de administração e gestão da escola nas áreas pedagógicas, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, sendo coadjuvado no exercício das suas funções por um Subdiretor e por três Adjuntos, nos termos legais.

 

Diretor

Fernando Fernandes de Sampaio

Subdiretora

Jacinta Magalhães Barros de Sousa

Adjunto do Diretor

José Rui Guimarães Fonseca

Adjunta do Diretor

Jesuína Maria Nunes Magalhães

 

 

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa da escola, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.
O Diretor é, por inerência, presidente do Conselho Pedagógico.

 

Diretor

Fernando Fernandes Sampaio

Coordenadores de Departamentos Curriculares:

Matemática e Ciências Experimentais

Fernanda Maria Alves Capela

Línguas

Adriano Fernando Silva Basto Teixeira

Ciências Sociais e Humanas

Mª Teresa Rodrigues Silva Pinto

Artes e Tecnologias

António Júlio Rodrigues Cunha

Educação Física e Desporto

Paulo Antero Cardoso Sousa

Coordenadores Pedagógicos:

Ensino Básico

Paulo Jorge Henrique Faria

Ensino Secundário

Maria Nazaré Gonçalves de Andrade

Cursos Profissionais

Maria Margarida Carvalho Teixeira

Coordenadora do departamento de apoio e orientação educativa

Maria Helena Silva Carvalho

Coordenador do departamento de desenvolvimento educativo

Marco António Correia Matos Silva

Coordenador do departamento da qualidade

José Eugénio Mourão da Silva

Professora Bibliotecária

Fátima Isabel Carneiro de Araújo

 

 

Conselho Administrativo

O Conselho Administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo-financeira
da escola, nos termos da legislação em vigor.

 

Presidente

Fernando Fernandes de Sampaio

Vice-Presidente

Jesuína Maria Nunes de Magalhães

Vice-Presidente

António Fernando Clemente Maia

 

 

Estruturas de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa

No sentido de assegurar a coordenação das atividades a desenvolver pelos docentes, no domínio científico-pedagógico, e com os alunos, no acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem, e da interação da escola com a família, na perspetiva da promoção da qualidade educativa, são consideradas as seguintes estruturas, que colaboram com o Conselho Pedagógico e com o Diretor:

 

Departamentos Curriculares

Conforme legalmente determinado, são constituídos cinco Departamentos Curriculares:

Departamento de Ciências Sociais e Humanas;
Departamento de Artes e Tecnologias;
Departamento de Educação Física e Desporto;
Departamento de Línguas;
Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.


Os Departamentos Curriculares integram todos os grupos de recrutamento e áreas disciplinares existentes na Escola, em conformidade com os cursos que mantém em funcionamento e constituem-se em estruturas de apoio ao Conselho Pedagógico e ao Diretor, cabendo-lhes assegurar a articulação curricular.
Cada Departamento é coordenado por um professor, designado pelo Diretor, eleito pelo respetivo departamento, de entre uma lista de três docentes propostos pelo Diretor para o exercício do cargo, considerando a sua competência pedagógica e científica, bem como a sua capacidade de relacionamento e liderança.
O Coordenador de Departamento é apoiado pelos Coordenadores de Área Disciplinar, quando existam, nas questões específicas das respetivas disciplinas. O Coordenador de Área Disciplinar é nomeado pelo Diretor sob proposta do Coordenador de Departamento Curricular, tendo em conta os mesmos critérios para este definidos.
As competências de todas as estruturas e das respetivas coordenações são as fixadas no Regulamento Interno da Escola, sem prejuízo do estabelecido na lei em vigor.

 

Coordenação Pedagógica das Ofertas Educativas e Formativas

A orientação pedagógica dos alunos é assegurada pelos Conselhos de Turma, presididos pelos respetivos Diretores de Turma.
Para efeitos de harmonização de procedimentos e otimização de esforços, existem as Estruturas de Coordenação Pedagógica do Ensino Básico, de Coordenação Pedagógica do Ensino Secundário, de Coordenação Pedagógica dos Cursos Profissionais.

 

Departamento de Apoio e Orientação Educativa (DAOE)

O Departamento de Apoio e Orientação Educativa dos alunos integra os Serviços Especializados de Apoio Educativo (SEAE) e os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), destinando-se a promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos e a sua orientação vocacional, conjugando a sua atividade com as demais estruturas pedagógicas da Escola.
Os Serviços Especializados de Apoio Educativo visam contribuir para a igualdade de oportunidades de sucesso educativo para todos os alunos, promovendo a existência de respostas pedagógicas diversificadas e adequadas às suas necessidades específicas e ao seu desenvolvimento global contemplando, ainda, um serviço destinado a prevenir e dirimir conflitos e a apoiar os alunos na sua integração na comunidade escolar.
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) são desempenhados por um psicólogo e constituem uma unidade especializada de apoio educativo que presta apoio psicopedagógico e de orientação escolar e profissional aos alunos, apoiando, igualmente, na sua área específica de ação, os pais e encarregados de educação e os professores.

 

Departamento de Atividades de Desenvolvimento Educativo (DADE)

O Departamento de Atividades do Desenvolvimento Educativo inclui todas as iniciativas que, no quadro do Projeto Educativo, visam proporcionar aos alunos atividades de complemento e desenvolvimento curricular e educativo e ainda de coordenação das áreas curriculares não disciplinares. Inclui-se no âmbito do DADE, entre outros, a Educação para a Saúde, contemplando a vertente da Educação Sexual, visando incutir nos alunos hábitos de vida saudável e o estabelecimento de relações interpessoais e afetivas responsáveis, num quadro de respeito pelo outro e pela diferença. Inclui-se, ainda, no âmbito do DADE, o Desporto Escolar, com a finalidade de desenvolver a aptidão atlética e a cultura desportiva dos alunos, possibilitando-lhes a melhoria e o aperfeiçoamento das habilidades físicas e mentais, a integração e o sentimento de pertença a um grupo, o convívio e a socialização, o combate à inatividade física e a luta contra a obesidade.

 

Departamento da Qualidade

O departamento da qualidade visa promover e monitorizar a qualidade dos serviços prestados pela escola, nomeadamente ao nível do  processo ensino-aprendizagem e do funcionamento geral da escola.
O departamento de qualidade integra a equipa de auto-avaliação da escola e o gabinete de estatística, tendo como competências :

- Preparar e aplicar instrumentos necessários à monitorização da qualidade dos serviços prestados pela escola, nomeadamente ao nível processo ensino-aprendizagem e do seu funcionamento geral;
- Efetuar a análise dos processos de auto-avaliação, apresentando ao diretor da escola e ao conselho pedagógico os respetivos relatórios, contendo sugestões de melhoria dos procedimentos;
- Promover, junto da comunidade educativa, uma cultura de avaliação de qualidade, exigência e responsabilidade;
- Manter atualizado e em segurança o arquivo dos resultados e dos materiais produzidos;
- Aprovar o regimento interno, definindo as suas regras de funcionamento.

O departamento de qualidade é coordenado por um professor do quadro, nomeado pelo diretor da escola.