CRI da Cercimarante dinamiza Ciclo de Conversas




Teve início dia 17 de janeiro, na Escola Secundária de Amarante, o Ciclo de Conversas intitulado “À descoberta de interesses na construção de caminhos”, projeto desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercimarante, que tem como destinatários os alunos/as com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão.


Esta primeira sessão teve como tema central a “Sexualidade” e foi ministrada pelo psicólogo e coordenador do CRI, Jorge Pereira.


“Este Ciclo de Conversas tem como objetivo a exploração de temas de interesse selecionados, em conjunto, pelos/as alunos/as, num ambiente que se pretende informal e de partilha de ideias, em que qualquer relação de poder é esbatida pela primazia da escuta ativa da voz e dos silêncios de todos”, explica a Equipa Técnica, e continua: “Contudo, e excecionalmente, este primeiro tema – Sexualidade, foi definido pelo CRI, dada a necessidade observada e sentida pelas técnicas e que também foi partilhada pelos/pelas Professores/as de alguns/umas jovens”.


Para além deste objetivo geral, com o Ciclo de Conversas, o CRI da Cercimarante pretende, “contribuir para que os/as alunos/as desenvolvam, entre outras, a capacidade de identificar áreas de interesse; de trabalho colaborativo e de reflexão conjunta; de adequar comportamentos em contextos de cooperação e partilha; de aceitar diferentes pontos de vista; de tomada de decisão e de debate democrático, essenciais ao seu processo de inclusão presente e futuro, e elencadas no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.


Este Ciclo de Conversas tem a segunda sessão agendada para o dia 28 de fevereiro.