Estudo Diagnóstico 2023: Literacias Científicas, Matemáticas, de Leitura e Informação



A Resolução do Conselho de Ministros nº 90/2021, de 7 de julho, aprovou o Plano 21|23 Escola+, com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia COVID-19 e promover a recuperação das aprendizagens. No âmbito deste plano, com um horizonte temporal de dois anos letivos, foi implementado em janeiro de 2021 o Estudo Diagnóstico das Aprendizagens, o qual abrangeu 23338 alunos dos ensinos público e privado cujos resultados podem ser consultados em https://iave.pt/relatorios/.


Reconhecendo-se a necessidade de reforçar a informação já disponível e assegurar a comparabilidade dos dados, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022, de 22 de julho , vem definir a realização em 2023 da segunda edição do Estudo Diagnóstico, o qual incidirá, de acordo com o constante do ponto 2, «na avaliação das competências dos alunos dos 3º, 6º e 9º anos do ensino básico, nas áreas de literacia de leitura, informação, matemática e ciências […], cujos resultados concorrem para a produção de indicadores de recuperação.»


Neste sentido, informamos que a Escola Secundária de Amarante integra a amostra selecionada para a implementação do estudo. O IAVE selecionou, de forma aleatória, três turmas, para participarem neste Estudo Diagnóstico das Aprendizagens: as turmas 9ºA, 9ºB e 9ºD. Este estudo será aplicado nos dias 25, 26 e 30 de janeiro de 2023 através de uma plataforma eletrónica disponibilizada para o efeito.