A Associação de Pais da Escola Secundária de Amarante, no dia 14 de fevereiro de 2023, promoveu uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Consequências de pequenos delitos em contexto escolar”, dinamizada pelo Senhor Procurador da República, Dr. Nuno Farias, da comarca Porto Este, e moderada pelo Psicólogo e membro da Associação de Pais, Dr. Jorge Pereira. A abertura da ação ficou a cargo da Senhora Diretora da Escola Secundária de Amarante, Prof.ª Ana Cristina Santos, a qual agradeceu a presença de todos e felicitou a Associação de Pais pela iniciativa.
Nesta ação participaram cerca de 220 alunos, de vários anos de escolaridade, e teve como objetivo sensibilizar os alunos para comportamentos desajustados mais relevantes, suscetíveis de serem praticados em ambiente escolar.
Foram abordados temas como a violência, consumo de álcool e tabaco, tráfico de estupefacientes, etc., e as consequências à luz da legislação. Uma vez que a ação ocorreu no Dia dos Namorados, foi também abordada a violência no namoro (física/ psicológica) e comportamentos abusivos e desajustados que acontecem nas relações e que muitas das vezes não há consciência dos factos praticados e da sua gravidade.
A Associação de Pais agradece à Direção da Escola Secundária de Amarante por toda a disponibilidade que tem demonstrado, ao Senhor Procurador da República, Dr. Nuno Farias, por ter aceitado o nosso convite, ao Senhor Procurador-Geral Adjunto, Coordenador da Comarca Porto Este, Dr. Carlos Teixeira, pela colaboração na realização da mesma, e a todos os professores e alunos presentes nesta iniciativa.
Parafraseando Paulo Freire, “…a escola não transforma a realidade, mas pode ajudar a formar os sujeitos capazes de fazer a transformação, da sociedade, do mundo, de si mesmos…”.
Associação de Pais da Escola Secundária de Amarante