A EMAEI, pela natureza do seu objeto (Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), potencia o reconhecimento da mais-valia que é a diversidade dos alunos da Escola, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que a Escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. Esta estrutura apoia os conselhos de turma na identificação das barreiras à aprendizagem com que o aluno se confronta, propondo estratégias para as ultrapassar, de modo a assegurar que cada aluno tenha acesso ao currículo e às Aprendizagens Essenciais de cada disciplina, potenciando em todos e em cada um o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui um recurso organizacional específico de apoio à aprendizagem, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.
1 - Elementos permanentes:
2 - Elementos variáveis:
Decreto-lei n.º 54/2018 de 6 de julho
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro
Documento de Identificação de Necessidades
Documento de identificação de necessidades - Parecer
Adaptações Curriculares Não Significativas
Adaptações Curriculares Significativas
Guião de Apoio Educação Inclusiva
Implementação e Monitorização de Adaptações no Processo de Avaliação
Implementação e Monitorização de Medidas Adicionais
Implementação e Monitorização de Medidas Seletivas
Implementação e Monitorização de Medidas Universais
PEI - Programa Educativo Individual
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PIT - Plano Individual de Transição
RTP- Relatório Técnico -Pedagógico