IDEIA.pt

Gabinete IDEIA.pt (Inclusão, Desenvolvimento, Educação, Inovação e Adaptabilidade para todos)

O gabinete IDEIA.pt insere-se no Departamento de Apoio e Orientação Educativa (DAOE) e tem como filosofia “Uma Escola para Todos e com Todos”.

É um projeto que tem como objetivo a promoção do sucesso educativo e a plena integração escolar dos alunos e a sua orientação vocacional, tendo em conta os direitos e deveres dos alunos, conjugando a sua atividade com as demais estruturas de orientação educativa. Pretende contribuir para o desenvolvimento harmonioso e global dos adolescentes e jovens através de uma articulação entre a escola, a família e a comunidade, no que diz respeito a situações de risco como o abandono, o absentismo, o insucesso escolar e a adoção de comportamentos de risco.

Tem como missão capacitar a comunidade escolar numa gestão de conflitos mais assertiva e eficaz, promovendo uma melhor comunicação entre todos e relações interpessoais mais satisfatórias.

O gabinete IDEIA.pt é constituído por uma equipa de docentes que colabora com as demais estruturas da escola, entidades do concelho e é orientado pelo professor do grupo 300, João A. D. Lopes.

Funcionamento

O gabinete IDEIA.pt desenvolve a sua atividade de acordo com um plano anual de atividades que se integra no plano anual de atividades da escola.

O gabinete encontra-se aberto diariamente e localiza-se no bloco central; fora do horário de funcionamento do gabinete IDEIA.pt, as ocorrências devem ser encaminhadas para os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) ou para a Direção da Escola.

Princípios orientadores

  • A mediação de conflitos entre alunos, entre alunos e professores e alunos e funcionários;
  • O combate ao abandono, ao absentismo e ao insucesso escolar;
  • A identificação, encaminhamento, prevenção e resolução de comportamentos de risco;
  • Outras situações que privam os alunos dos seus direitos.

Competências

  • Apoiar alunos e famílias nas suas problemáticas;
  • Promover: a integração dos alunos na Escola; o desenvolvimento de competências pessoais e sociais do aluno; o envolvimento dos pais e encarregados de educação no percurso de vida do jovem; a inter-relação entre os diferentes intervenientes família/escola/comunidade como agentes participantes no processo de desenvolvimento socioeducativo;
  • Prevenir/diminuir situações de risco, violência, absentismo e de abandono escolar reforçando os fatores sociais de proteção;
  • Contribuir para: o sucesso escolar e pessoal dos alunos; a reflexão e concretização do projeto de vida do jovem tendo em consideração as suas necessidades e potencialidades;
  • Participar e colaborar com a Rede de Apoio Social local;
  • Prevenir as situações de indisciplina e contribuir para a redução dos casos de indisciplina em sala de aula;
  • Combater o absentismo.