TOPTALKS – Associação Portuguesa de Oratória na Escola Secundária de Amarante



No passado dia 7 de fevereiro, decorreu o 1º workshop da TOPTALKS – Associação Portuguesa de Oratória na Escola Secundária de Amarante.

Trata-se de um torneio de oratória português, dirigido a estudantes com idades entre os 14 e os 16 anos e inscritos no ensino público português. Na formação, participaram dezasseis alunos da nossa escola e quinze alunos do Externato de Vila Meã e contou com o apoio da Câmara Municipal de Amarante. 31 alunos do 10º ano aprenderam técnicas para falar bem em público durante um dia intensivo de formação realizado na escola.




No final do workshop, através de uma prova de avaliação, foram selecionados os alunos que mais se destacaram. Esses alunos foram: Carolina Teixeira e Marta Varejão, do 10º CT1 da ESA e Marta Cunha do Externato de Vila Meã.




O dia foi marcado pelos laços que se criaram entre todos (oradores, professores, alunos e responsáveis) e pela excelente qualidade dos alunos participantes no evento.




A fase seguinte é a realização de uma semifinal que ocorrerá na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 14 de março às 17:30 juntamente com outros alunos participantes oriundos de outros concelhos onde se elege um finalista para estar presente na última fase do torneio. A Grande Final decorre no Coliseu do Porto. Este evento consagrará o título de “O orador TOP do ano” ao aluno vencedor.