
No passado dia 31 de outubro, a nossa escola voltou a celebrar, com grande entusiasmo, o Halloween e o Día de Muertos, numa iniciativa dinamizada pelo Grupo de Inglês e pela professora de Espanhol. A atividade envolveu alunos de todos os níveis de ensino e de todos os cursos, que se lançaram com dedicação no já habitual concurso temático.
Os participantes foram desafiados a criar abóboras decoradas, vassouras, casas assombradas e catrinas, dando asas à imaginação. A adesão foi extraordinária e o resultado final traduziu-se numa exposição vibrante e muito colorida, onde se destacaram trabalhos de grande qualidade, originalidade e criatividade.

Um júri nomeado para o efeito teve a difícil tarefa de selecionar os melhores trabalhos, entre dezenas de propostas apresentadas. Paralelamente, também a sala dos professores foi decorada a rigor, criando um ambiente festivo que serviu de cenário para um pequeno coffee-break realizado durante o intervalo da manhã, promovendo um convívio alegre e salutar entre docentes (alguns vestidos a rigor!)
   
Durante a tarde, os alunos do 7.º ano tiveram oportunidade de assistir à projeção do filme Coco, realizado por Lee Unkrich e co-realizado por Adrian Molina, com a colaboração imprescindível do PNC/FiloCinema. A sessão permitiu aprofundar a compreensão das tradições culturais mexicanas associadas ao Día de Muertos, de forma envolvente e significativa, alargando conhecimentos interculturais e promovendo a valorização de realidades culturais muito diversas.

Em nome dos docentes que representa, a Coordenadora do Departamento de Línguas, nomeadamente do grupo de Inglês e Espanhol, congratula todos os alunos que participaram no concurso e expressa um agradecimento caloroso a todos os que tornaram esta atividade possível: alunos, docentes de várias áreas, pais e encarregados de educação, artista residente, animadora social, pessoal não docente e direção. Os nossos parabéns ao professor Rui e às turmas de 11ºe12º PEAC e PIE, que criaram um túnel arrepiante que fez as delícias dos alunos no polivalente e conceberam chapéus em 3D. Os nossos agradecimentos à Dra. Paula Chaves da Leya Editora, pelos prémios generosamente oferecidos.
O sucesso desta iniciativa demonstra, uma vez mais, o valor da colaboração e do envolvimento de toda a comunidade educativa.
A coordenadora do Departamento de Línguas
Daniela Amorim
   
   
   
© ESA - Escola Secundária de Amarante. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pedro Carvalho baseado num Design de HTML Codex