Comemoração da “Restauração da Independência”



Mais uma vez, o grupo de História comemorou, no dia 30 de novembro, o dia da Restauração da Independência.

Iniciou-se a manhã com uma apresentação para todas as turmas da escola de um vídeo que procurou explicar a todos os alunos os motivos pelos quais o dia 1 de dezembro é feriado.



Às 09h45, alunas convidadas do curso de Dança do CCA procederam à abertura da atividade; seguidamente, alunos do 12º ano de CLH1 e MA2 apresentaram uma breve dramatização a um público de cerca de 350 alunos.



Desse momento salientou-se a ação de talentosos alunos que encarnaram figuras históricas, desde duquesas, reis, rainhas, até conjurados rebeldes.

Opondo-se à ação espanhola em Portugal estiveram os revoltosos que pronunciaram palavras contrariando más ações como o abuso de poder, a corrupção e a falta de liberdade. Surpreendentemente, do público emergiram alunos, encarnando outro tipo de revoltosos, alegando que a corrupção e desonestidade são de todos os tempos e informando que a escola se encontra envolvida no projeto All4Integrity como forma de combater essa perpetuada praga.






O caminho que traçamos vem sendo o de envolver os alunos em formas diferentes de aprender: as figuras históricas que encarnarem, apesar de representadas de forma simples, porque amadora, com toda a certeza nunca serão afastadas das suas memórias. E como termina dizendo, na tal dramatização, a personagem duquesa Luísa de Gusmão: assim é que é...